Tipos de Instrumentos

Escolha abaixo o instrumento adequado para seu objeto de convênio.

Protocolo de Intenções:

Instrumento relativo à cooperação entre órgãos firmado previamente à celebração de acordo. Contempla intenções almejadas no âmbito da cooperação pactuada cuja articulação ainda não evoluiu para atribuições plenamente definíveis em acordo. A celebração de protocolo de intenções previamente à assinatura de acordo deve ser efetivada, quando couber, em função das necessidades detectadas ao longo das tratativas acerca da cooperação. Não autoriza início de qualquer atividade. É necessário termo adicional.

Acordo ou Termo de Cooperação Técnica:

Instrumento formal utilizado para estabelecer vínculo cooperativo com entidades públicas ou privadas, para o desenvolvimento de projetos ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento institucional, sem previsão de nenhum tipo de repasse financeiro.

Termo ou Convênio de Cooperação Técnica, Científica e Financeira:

Instrumento formal utilizado para estabelecer vínculo cooperativo com entidades públicas ou privadas, para o desenvolvimento de projetos ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento institucional, com previsão de repasse financeiro.

Termo de Execução Descentralizada - TED:

Instrumento por meio do qual é ajustada a descentralização de crédito entre órgãos e/ou entidades integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, para execução de ações de interesse da unidade orçamentária descentralizadora e consecução do objeto previsto no programa de trabalho, respeitada fielmente a classificação funcional programática.

Termo de Colaboração Técnica:

Instrumento formal utilizado para o afastamento de docente do magistério superior e técnico em educação de suas funções, para prestar colaboração a outra instituição federal de ensino ou de pesquisa e ao Ministério da Educação, com ônus para a instituição de origem, devendo estar vinculados a projeto ou convênio com prazos e finalidades objetivamente definidos, caracterizando o interesse recíproco.

Termo de Parceria:

Instrumento utilizado para formalizar parceria com instituições privadas com o objetivo de conceder benefícios aos servidores, seus dependentes, e alunos da UFRPE.

Convênio de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação - ECTI:

Instrumentos que tenham como partícipes Instituição Federal de Ensino Superior - IFES ou demais ICT - Instituição Científica e Tecnológica - ICT, fundações de apoio, e empresas públicas ou sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, visando às finalidades de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, estímulo e fomento à inovação, e apoio a projetos de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional, com transferência de recursos financeiros ou não financeiros, em parceria com entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, envolvendo a execução de projetos de interesse recíproco, podendo contar ainda com a participação de organizações sociais, que tenham contrato de gestão firmado com a União, na forma da Lei nº 8.958, de 1994.

Convênio de Estágio:

Instrumento formal e facultativo entre instituições, públicas ou privadas, que regula as atividades de Estágio. Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, promovendo o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.  O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.